OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM SOLÂNEA/PB
Este projeto PROLICEN, edição 2021, articula suas atividades com as desenvolvidas no Grupo de Pesquisa ‘História da Educação do Brejo Paraibano/ HEBP’. Ele consiste na produção de jogos digitais que tematizem a valorização da história local no município de Solânea/PB, produzindo recursos didáticos de forma lúdica, como ferramentas de educação patrimonial.
SOLÂNEA - PB
Solânea é uma cidade localizada no brejo paraibano. Emancipada em 1953, vivenciou diversos cenários, desde Chã de Moreno, Distrito de Paz (Lei nº6 637, de 4 de dezembro) e Vila de Moreno (Decreto Lei nº1.164, de 15 de novembro de 1938). A Vila de Moreno passou a ser chamada de Solânea, ganhando a sua emancipação social, administrativa e econômica pelo Decreto Lei nº967, de 26 de novembro de 1953. Com suas transformações carrega consigo muitas histórias e lugares de memória, aqui tema da criação de nossos jogos educativos.
ZUCA
José Martins de Souza nasceu dia 5 de dezembro de 1936, no sítio Macapá - Araruna/PB. Foi casado com Odilia Raquel de S. Lima, com quem teve quatro filhos. Foi Presidente e vice-presidente do Grêmio Morenense. Iniciou no futebol no final da década de 1940, no Vila Branca, também sendo dele seu treinador anos depois. Sempre participou de atividades políticas, tendo sido vereador entre os anos de 1983 e 1989. Foi um dos fundadores do Palmeiras em 1957, e também da Sociedade Sambista Solanense (SSS). Contador de anedotas, gostava de cantar e era conhecido como biblioteca ambulante de Solânea/PB, sendo um grande memorialista da cidade.